A Prefeitura de Jaboticabal inaugurou nesta sexta-feira (18), as novas instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em um prédio totalmente revitalizado ao lado da Incubadora de Empresas. O espaço, que antes estava ocioso, foi transformado em uma unidade moderna, acessível e equipada para oferecer cursos voltados à formação profissional e ao desenvolvimento da indústria local.
Com 740 metros quadrados de área construída, o local foi adaptado com salas de aula, laboratórios, oficina, sala de informática, refeitório, sala de professores, sanitários com acessibilidade e setor administrativo. A estrutura está pronta para receber jovens e trabalhadores em busca de capacitação técnica e qualificação profissional.
O prédio faz parte do antigo complexo ferroviário da FEPASA e já havia sido cedido ao município pelo Governo do Estado de São Paulo em 2008. Agora, com investimento de R$ 800 mil viabilizado pelo CPDI (Conselho Permanente de Desenvolvimento Integrado) de Jaboticabal, passou por uma ampla reforma para atender às demandas atuais do setor industrial.
Desde 2021, o SENAI de Jaboticabal funcionava em uma sala dentro da Incubadora de Empresas, oferecendo 48 vagas, divididas em dois turnos, para o curso de Logística. Com o novo prédio, além desse curso, serão oferecidos os cursos de Eletricista Industrial e Almoxarife, totalizando mais de 256 vagas na unidade.
HOMENAGENS
O espaço abriga as salas de aula que recebem o nome de Arnaldo Paula Ribeiro, em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento econômico de Jaboticabal. Figura respeitada no meio bancário e empresarial, Arnaldo também se destacou pela atuação junto à pecuária ovina e pelo vínculo duradouro com o município.
O prédio também leva o nome de Vereador Carlos Roberto Dé Berchielli, em homenagem a um dos políticos mais atuantes da cidade. Dé Berchielli foi vereador, secretário municipal, juiz classista, fundador de instituições de ensino e entidades sociais, e sempre defendeu a valorização da educação e da qualificação profissional em Jaboticabal.
Fonte: Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo
Autor: Departamento de Comunicação Social