Nesta semana, os alunos das escolas municipais Coronel Vaz e Valter Barioni participaram de mais uma importante ação de combate à dengue: treinamento para o projeto "Pequeno Detetive da Dengue" e "Detetive da Dengue". A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Departamento de Vetores e Zoonoses, Senac e Rotary Clube.
Na segunda-feira (9), a capacitação foi realizada com os estudantes da EMEB Coronel Vaz. Já na terça-feira (10), foi a vez dos alunos da EMEB Valter Barioni participarem das atividades. O treinamento também já foi realizado nas escolas Carlos Nobre Rosa, Senhora Aparecida, Afonso Todaro e Palma Travassos.
As ações são conduzidas por alunos do curso técnico de Enfermagem do Senac, que apresentaram, de forma lúdica e didática, o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, os sintomas da dengue e, principalmente, as formas de prevenir a proliferação do mosquito.
Categorias
O projeto será aplicado em todas as escolas da rede municipal e é dividido em duas categorias:
• Pequeno Detetive da Dengue, voltado aos alunos do 1º ao 4º ano;
• Detetive da Dengue, para os estudantes do 5º ao 9º ano.
Cada aluno participante recebe uma carteirinha simbólica de detetive, que representa o compromisso de investigar possíveis focos do mosquito dentro de casa e incentivar seus familiares a manterem os ambientes limpos e livres de criadouros.
Além da capacitação, o projeto envolve atividades de conscientização contínua nas escolas, como gincanas, cartazes, rodas de conversa e brincadeiras educativas que reforçam a importância da prevenção.
Multiplicadores
A coordenadora de Educação e Saúde, professora Márcia Fonseca da Cunha, destaca o papel transformador da iniciativa:
“Quando as crianças entendem a importância do combate à dengue e se sentem parte da solução, elas se tornam multiplicadoras do conhecimento dentro de casa. Isso fortalece a conscientização familiar e amplia o alcance da prevenção no município”, afirma.
#PrefeituraDeJaboticabal #Saude #Dengue