Na última terça-feira, 29 de abril, a Prefeitura de Jaboticabal assinou um termo de cooperação com o Sebrae-SP para a implantação do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) nas escolas da rede municipal de ensino.
Evento
O evento aconteceu durante a Agrishow e contou com a presença do prefeito Prof. Emerson Camargo, do diretor-superintendente do Sebrae-SP, Marcos Vinholi, do gerente regional do Sebrae de Ribeirão Preto, Paulo Arruda, além dos secretários municipais de Educação, Lúcia Vasques, e de Indústria, Comércio e Turismo, Lucas Ramos.
“Aprender sobre empreendedorismo desde cedo ajuda as crianças a tomarem decisões, assumirem responsabilidades e entenderem a importância da persistência e da resiliência. Com um mundo cada vez mais dinâmico e tecnológico, incentivar o espírito empreendedor desde a infância pode ajudar os alunos a desenvolverem carreiras mais flexíveis, criando oportunidades próprias, em vez de apenas buscar empregos”, afirmou o prefeito de Jaboticabal.
A iniciativa visa fomentar a educação empreendedora entre os jovens, incentivando habilidades como pensamento coletivo, avaliação de oportunidades, valorização da cultura local, tomada de decisões em grupo e construção de objetivos comuns.
Curso
Composto por nove módulos, do 1º ao 9º ano, o curso de educação empreendedora proposto pelo Sebrae para o ensino fundamental estimula os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade. A ideia é que a educação atue como agente transformador, incentivando a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.
“Sabemos que empreender no Brasil é um desafio — dois terços das empresas fecham antes dos cinco anos —, mas 70% dos empregos estão nas pequenas e médias empresas. Por isso, precisamos ter cada vez mais empreendedores preparados para esse mercado competitivo. Com o termo que o prefeito Prof. Emerson Camargo assinou agora, o município vai receber todo o material: apostilas, treinamento e sala maker, para qualificar, de maneira lúdica e desde muito cedo, os alunos das escolas municipais, inclusive com educação financeira”, explicou Marcos Vinholi, lembrando que o JEPP é um programa reconhecido, com metodologia internacional.
Para a secretária de Educação, Lúcia Vasques, o ensino do empreendedorismo nas escolas é de grande importância para os alunos, pois auxilia no desenvolvimento de habilidades essenciais, preparando-os para o futuro.
“Ajuda tanto no desenvolvimento das suas habilidades voltadas à tecnologia e inovação quanto na melhoria da capacidade de resolver problemas”, ressaltou a secretária.
Além disso, o programa prevê formação metodológica e certificação para os educadores municipais que atuarão diretamente com os alunos.
#PrefeituraDeJaboticabal #EducaçãoEmpreendedora #SebraeSP
Fonte: Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Autor: Departamento de Comunicação Social