Nesta quinta-feira (1º), o Governo Prof. Emerson entregou mais duas obras em Jaboticabal. Pela manhã, sob céu nublado, clima ameno e relevante participação popular, o Parque 1º de Maio recebeu autoridades municipais, regionais e até estaduais para a inauguração do Complexo Esportivo "Areninha – Welton de Oliveira Faria".

O evento contou com as presenças do Prefeito, Prof. Emerson Camargo, da Secretária de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, Coronel Helena Reis, do Vice-prefeito e Presidente da Fundação de Amparo ao Esporte de Jaboticabal (FAE), Nelson Gimenez, a Secretária da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Prof. Dra. Lúcia Helena Vasques e demais Secretários do Município, o Presidente da Câmara Dr. Edu Fenerich e demais vereadores e ex-vereadores de Jaboticabal.

Além das Autoridades locais, o Município foi prestigiado com a presença de prefeitos, vereadores e representantes de governos de diversas cidades da região, além dos pais e irmãos do “Weltinho”, patrono da nova Areninha.

Em seu discurso, a Secretária de Estado Cel. Helena citou a importância do esporte nas comunidades para a criação de grandes cidadãos. "Eu vivi 31 anos na Polícia Militar, lá em São Paulo e via inúmeras crianças e adolescentes entregues ao vício das drogas. Quando íamos até elas, ouvíamos 'vocês não podem fazer nada, somos menores de idade, temos nossos direitos'. E, eu respondia 'realmente, vocês têm direito a Educação, Esporte, Cultura, Lazer'. E é isso que estamos entregando aqui: a possibilidade das crianças aqui do bairro e das redondezas desfrutarem do Esporte, do Lazer, da Cultura… do futuro, que muitas vezes o mundo lhes tira", comentou.

O prefeito Prof. Emerson fez um relato histórico lembrando o bairro desde o seu surgimento. "Eu me lembro bem, lá em 1989, as famílias trabalhavam durante a semana inteira em seus empregos e vinham, no final de semana, construir a própria casa em busca de um teto, de dignidade. Foi com a Escola Estadual 'Dona Aurora Viana dos Santos', 6 anos depois, que esse bairro se desenvolveu. E só agora, 27 anos depois, chega o momento de entregar este importantíssimo equipamento esportivo e de integração social", comenta.

O Prefeito Prof. Emerson, durante sua fala, agradeceu o Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, pela generosidade de ter cedido ao Município um equipamento esportivo e social de tanta relevância. Ao final, o Prefeito chamou a atenção dos presentes sobre o propósito a que deve servir a Areninha: "Vocês estão ouvindo esse barulho?... O som das crianças brincando e jogando bola? É isso que esperamos ouvir todos os dias. Cuidem bem desse equipamento, para que daqui possam surgir boas pessoas e, quem sabe, até bons atletas".

O Complexo Esportivo "Areninha – Welton de Oliveira Faria" foi construído em parceria da Prefeitura de Jaboticabal com a Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, por meio de emenda parlamentar destinada à cidade. Conta com campo sintético de Futebol Society e uma quadra de Basquete 3x3 (Streetball), equipados com Iluminação de LED e Arquibancadas.

Casa Maria

À noite, o Prefeito, Prof. Emerson, Secretários municipais e Vereadores estiveram na reinauguração da “Casa Maria”, espaço de acolhimento transitório dedicado a mulheres de 18 a 59 anos, em situação de rua, vulnerabilidade social, física ou sem condições de autossustento, além de mulheres em trânsito por Jaboticabal. Participaram também as integrantes do corpo diretor da Casa e as residentes.

Uma delas, Vanda, fez o relato sobre sua passagem por lá. "A Casa Maria mudou minha vida. Eu vivi muito tempo o vício em drogas: vinha pra cá, mas acabava fugindo. E sempre que eu voltava, eu era acolhida… até que eu decidi ficar. Hoje eu sou monitora da casa e ajudo a acolher as mulheres que chegam", comentou, emocionada.

O Prefeito Prof. Emerson disse que essa inauguração traz uma mistura de sentimentos. "Prefeito nenhum gostaria de inaugurar uma casa desta, porque não gostaríamos que existissem pessoas em situação de vulnerabilidade, que precisem de um equipamento deste modelo. Mas é justamente a existência destas mulheres que me lembra a razão de eu estar aqui hoje: é pra proteção dos mais necessitados, pra trazer dignidade e acolhimento para todos. E aqui, especialmente, para todas", afirmou.

"Assim, a Prefeitura de Jaboticabal entrega mais um equipamento social de alta relevância, que atenderá mulheres com mais espaço, privacidade, dignidade, carinho, amor, conforto, dando oportunidade para que possam retomar suas vidas, lares e famílias", concluiu Prof. Emerson.

A Casa Maria funciona na av. Duque de Caxias, 632, e o atendimento é feito 24h por dia, 7 dias por semana. O telefone para mais informações é (16) 99734-4737.

Autoridades do Executivo e do Legislativo Municipal, secretários e assessores parlamentares e de governo, além do corpo diretor da casa, residentes, imprensa e convidados participaram de um jantar na Casa Maria, logo após o descerramento da placa.

#PrefeituraDeJaboticabal #Areninha #CasaMaria #Esporte #Lazer #AssistênciaSocial #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Secretaria de Governo; Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social