Neste ano, dengue mais agressiva preocupa as autoridades; região registra
mortes pela doença tipo 2
Â
A Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticabal está intensificando as ações no combate a dengue, zika, febre amarela e chikungunya. As gestantes já podem buscar repelentes gratuitamente com a enfermeira responsável pelo CIAF mais próximo.
Â
O repelente é uma das formas de prevenção contra as infecções transmitidas pelo mosquito Aedes aegypiti. âAs gestantes precisam redobrar a atenção e o uso de repelentes é uma forma segura de afastar o mosquito. Os moradores não estão imunes ao vÃrus tipo 2, já que não circulou em Jaboticabal em anos anteriores. Ele é mais agressivo e pode deixar o paciente mais debilitado. A orientação é que caso haja sintomas procure a unidade de saúde mais próximaâ, orienta o secretário de Saúde, João Roberto Silva.
Â
Sintomas da doença - Os pacientes podem apresentar febre acima de 39º C, enjoos ou vômitos, dor de cabeça constante, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele, em todo o corpo, cansaço excessivo sem razão aparente, dor nas articulações e ossos, sangramentos pelo nariz, olhos ou gengivas, urina rosa, vermelha ou marrom.
Cuidados â A população precisa verificar principalmente os locais de difÃcil acesso, como atrás de máquinas de lavar, calhas, telhados, recipientes de água do descongelamento atrás das geladeiras e ralos abertos. Bebedouros de animais e bandejas de ar-condicionado também devem ser verificados constantemente.