Gestantes que fazem o pré-Natal nos Ciafs podem retirar o produto gratuitamente nos CIAFs ou Farmácia Municipal podem retirar o produto gratuitamente nos CIAFs ou Farmácia Municipal
A guerra contra o Aedes aegypti não pode parar. Uma das formas de prevenção contra as infecções transmitidas pelo mosquito é a utilização de repelentes. Com o aumento dos casos de dengue em toda a região, a Secretaria de Saúde incentiva a utilização da substância inibidora para pessoas que viajam diariamente para outras cidades.
âTodos os dias, trabalhadores e estudantes visitam municÃpios da região devido a suas rotinas de compromissos. Por isso, é importante que eles saibam que o repelente aplicado nas áreas expostas do corpo inibe a aproximação do mosquito causador da dengue, zika e chikungunyaâ, orienta o secretário de Saúde, João Roberto da Silva.
O secretário alerta as pessoas que apresentarem os sintomas da doença a procurar a unidade básica de saúde mais próxima para a coleta de sangue. Diariamente, agentes de saúde realizam também o trabalho casa a casa, eliminando possÃveis focos da doença. âA secretaria conta com a ajuda da população no combate ao mosquito transmissorâ, disse.
Sintomas da doença - Os pacientes podem apresentar febre acima de 39º C, enjoos ou vômitos, dor de cabeça constante, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele, em todo o corpo, cansaço excessivo sem razão aparente, dor nas articulações e ossos, sangramentos pelo nariz, olhos ou gengivas, urina rosa, vermelha ou marrom.Â