Nas consultas comuns, 30% dos pacientes também faltam sem avisar, tirando a vaga de quem realmente precisa
A Secretaria de Saúde, de Jaboticabal, promoveu no último sábado (16) o mutirão de exames papanicolau, na Unidade de Saúde da Mulher. Entretanto, apenas 60 pacientes das cerca de 120 com agendamento marcado compareceram ao local.
âEstamos promovendo uma série de mutirões com o intuito de zerar filas de espera e melhorar o atendimento na rede, mas a população precisa aderir. Infelizmente, metade faltou no sábado e isso nos deixa bastante preocupadosâ, revela o secretário de Saúde, João Roberto da Silva.
Os resultados dos exames serão encaminhados para as unidades escolhidas pelas pacientes num prazo de 30 dias. Na oportunidade, acabou sendo aberta a possibilidade de atendimento sem ter feito o agendamento.
âVale ressaltar também que nas consultas eletivas existe um grande número de faltas. Ou seja, quem falta acaba tomando o lugar de outra pessoa que precisa. Pedimos para que, se não houver a possibilidade de comparecer, que nos comunique para colocarmos outra no lugarâ, acrescentou Silva.
Sobre o exame â O papanicolau é de extrema importância para a saúde da mulher. à ele o responsável pelo rastreamento do câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.
O exame deve ser feito por mulheres acima de 25 anos e que já começaram atividade sexual há, pelo menos, 3 anos. Após os 64 anos ou após cirurgia de histerectomia ele deixa de ser necessário.
Para mais informações sobre os mutirões da saúde, o telefone da secretaria é (16) 3209-1500.