Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida pessoa a pessoa.
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
TOME CUIDADO. FIQUE SEGURO.
PROTEGENDO-SE, VOCÊ PROTEGE A TODOS
- Use máscara
- Use álcool em gel 70%
- Ao espirrar ou tossir, cubra a boca e nariz com o braço ou lenço descartável
- Se sentir algum sintoma, ainda que seja leve, evite sair de casa e telefone para um serviço de saúde para buscar mais informações - CAC (Centro de Atendimento Covid) - (16) 99962-5680.
Nos ajude a manter a cidade mais segura. Ao presenciar irregularidades, de acordo com casa fase, ligue ou envie uma mensagem para o disque-denúncia (16) 99784-2169 ou (16) 99628-0332.