A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação contra a febre amarela continua em todas as unidades de saúde do município, os CIAFs. A aplicação é feita de segunda a sexta-feira, durante o horário de funcionamento das Salas de Vacina de cada unidade.
O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela para crianças menores de 5 anos de idade em duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. Para pessoas a partir dos 5 anos, a vacina é dose única, sem necessidade de reforço, pois garante a imunização completa.
Apesar de Jaboticabal não ter casos da doença, a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Tania Maria Petrazzi ressalta a importância da imunização. "A vacina continua sendo a forma mais eficaz de prevenção contra a febre amarela. Por isso, quem ainda não tomou nenhuma dose, deve procurar a unidade e receber a imunização", destaca.
Transmissão
A febre amarela é transmitida por mosquitos infectados pelo vírus e apresenta dois ciclos de transmissão: silvestre e urbano. No ciclo silvestre, os principais vetores são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes.
Os macacos atuam como hospedeiros amplificadores do vírus e também são vítimas da doença, assim como os seres humanos, que, nesse ciclo, são considerados hospedeiros acidentais. No ciclo urbano, a transmissão ocorre pelo Aedes aegypti infectado, o mesmo mosquito que transmite a dengue, a zika e a chikungunya.
#PrefeituraDeJaboticabal #FebreAmarela #Vacinação
Fonte: Secretaria de Saúde
Autor: Departamento de Comunicação Social