A Prefeitura de Jaboticabal foi representada pelo prefeito Prof. Emerson e pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Diego Nogueira, no evento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo na quinta-feira (23), no Palácio dos Bandeirantes, sobre a dengue.
No encontro, que contou com a presença de prefeitos e secretários de Saúde de diversos municípios paulistas, foi apresentado um balanço das ações contra a dengue e foram discutidas novas diretrizes para o enfrentamento da doença em todo o estado.
Investimento
O governador Tarcísio de Freitas também anunciou a criação do Centro de Operações de Emergências (COE) para o combate ao Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela. O COE terá a missão de coordenar ações emergenciais de saúde pública para reduzir a incidência dessas doenças no estado.
Outro anúncio importante foi o repasse de R$ 228 milhões aos municípios paulistas para auxiliar nas ações de combate às arboviroses. Deste montante, metade será destinada como cota fixa do incentivo à gestão municipal, enquanto a outra metade será direcionada ao enfrentamento específico da dengue.
Casos
Jaboticabal já registrou quatros mortes por dengue e 349 caso positivos neste ano. Na primeira Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2025, o resultado foi de 2,51%, que indica sinal de alerta para infestação do mosquito na cidade.
Diante deste cenário, a Prefeitura está intensificando o trabalho de combate com arrastões semanais, fumacê, nebulização, orientação "casa a casa" e vacinação para o público de 10 a 14 anos.
#PrefeituraDeJaboticabal #Dengue #Saúde
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde; Gabinete do Prefeito
Autor: Departamento de Comunicação Social