18 OUT 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
IDOSOS: Frequentadores do CRAS I têm aulas gratuitas de Chi Kung
Agora, as manhãs de segunda-feira no CRAS I "Alice Rodrigues Taveira de Paula" (Zagalo/Cidade Jardim) são focadas na manutenção da energia vital dos frequentadores. Afinal, o termo de origem chinesa Chi Kung (ou Qi Gong, ou ainda Kikō, em japonês) se refere ao exercício de cultivo dessa energia.

A prática, ministrada pelo instrutor Valcir Albieri, é gratuita para as pessoas inscritas no CRAS I e pode promover melhora significativa na saúde física e mental dos praticantes. "Alguns benefícios do Chi Kung são a regulação da pressão arterial, o fortalecimento ósseo e dos órgãos, melhora da vitalidade, imunidade e rejuvenescimento, controle de ansiedade e do estresse, alívio de dores, melhora da respiração, memória, concentração, foco e equilíbrio, entre outras coisas", explica Valcir, que – além de Chi Kung – é mestre de Li Tchuó Pa Kung Fu, Tai Chi Chuan e Lian Gong.

"A cultura milenar oriental desenvolveu, além das artes marciais, uma série de terapias e atividades com foco em qualidade de vida a partir da adoção de bons hábitos e do contato com a natureza e suas coisas. Isso é de conhecimento universal hoje. Estimular atividades como essa para pessoas idosas, antes de qualquer coisa, é oferecer possibilidade de vida saudável, com atividade física sem impacto e risco mínimo."

– Patrícia B. Toniollo Máximo, coordenadora do CRAS I

O Centro de Referência em Assistência Social I fica na av. Vicente Palazzo, 191, na Cidade Jardim. O telefone para mais informações é 3204-1303.

Origem e Prática

O Chi Kung resulta de milhares de anos de experiências dos chineses no uso da energia para tratar doenças, promover a saúde e a longevidade, melhorar as habilidades de luta, expandir a mente, alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade. Não possui um indivíduo em particular como desenvolvedor dessas técnicas, já que foram surgindo separadamente, em diversos locais da China, quase sempre a partir da compreensão de princípios naturais e da observação dos movimentos de animais comuns naquelas regiões.

No Brasil, a prática chegou em 1975 e hoje pode ser encontrada com diversas metodologias. Neste projeto social em Jaboticabal, é praticada a modalidade terapêutica, voltada à saúde física e mental.

#PrefeituraDeJaboticabal #QiGong #ChiKung #Saúde #Longevidade #Mente #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: CRAS I "Alice Rodrigues Taveira de Paula"
Autor: Departamento de Comunicação Social
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024