02 OUT 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
PALESTRAS: Frente de Trabalho tem formação para trabalho e vida
Os bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio ao Desempregado (PEAD), popularmente conhecido por "Frente de Trabalho" recebem, quinzenalmente, palestras voltadas para o seu desenvolvimento profissional e humano. Na manhã da última sexta-feira (29/set), o palestrante convidado foi o empresário Matheus Alexandre, gestor de Projetos e Inovação que falou sobre empreendedorismo.

Ele explica que é fundamental falar sobre o assunto para além da "bolha" de quem já é empresário. "Empreender vai além de você abrir seu próprio negócio. É o reinventar-se a cada dia, sair da sua zona de conforto, errar, acertar; mas o mais importante é nunca desistir: focar na sua superação de limites", comenta.

"O sucesso depende da constância que você emprega em suas atividades repetidamente. Cada um tem sua própria história, com as oportunidades que lhe são colocadas na vida. Algumas pessoas com mais oportunidades, outras com menos. Cabe a nós saber aproveitar cada uma delas. Conhecimento, comunicação e perseverança são a chave para o sucesso."

– Matheus Alexandre, empresário e palestrante

O palestrante pediu a participação de algum bolsista em fala sobre superação.

Estudo

Na palestra anterior, em 15 de setembro, a produtora cultural Alessandra Constantino levou um papo com os bolsistas. Pós-graduada em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado, ela trouxe o tema "Trabalho e Futuro".

"Foi uma surpresa boa para mim, o pessoal estava engajado e interessado no assunto. Um dos participantes me perguntou 'Como conseguir fazer uma faculdade sem dinheiro para pagar as mensalidades?' Me deu a oportunidade de explicar que existem vários cursos profissionalizantes à distância (EAD) que oferecem bolsas e que esse pode ser o primeiro passo."

– Alessandra Constantino, produtora cultural e palestrante

Em selfie, a coordenadora do PEAD Naracy Ziviani mostra os bolsistas atentos à fala da palestrante Alessandra Constantino.

Em outubro, os bolsistas terão mais duas palestras. No próximo dia 6, eles vão ouvir sobre escorpiões: tipos, periculosidade, cuidados etc. "Foi um assunto que eles próprios pediram pra trazermos, já que é época desses bichos aparecerem e muitos dos integrantes da Frente de Trabalho acabam encontrando escorpiões dependendo do serviço que forem precisar fazer", explicou Naracy Ziviani, coordenadora do projeto. "Depois, no dia 20, vamos trazer uma profissional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para falar sobre como terminar o Ensino Fundamental e Médio."

#PrefeituraDeJaboticabal #FrenteDeTrabalho #PEAD #Palestras #ProgramaSocial #PolíticaPública #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social