O Departamento de Alimentação Escolar (DAE) é subordinado à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e tem diversas funções dentro da entidade executora. Há objetivos gerais e específicos na execução de suas atividades. Ao analisar as funções do DAE podemos observar um elenco de atividades simples e complexas, lembrando que todas são indispensáveis para os educandos e unidades escolares.
A alimentação escolar é elaborada e planejada com os embasamentos técnicos do Programa Nacional de Alimentação Escolar, mais precisamente a resolução nº 06, de 8 de maio de 2020. Jaboticabal preconiza essa legislação e segue os parâmetros que ela exige e atende todos os valores mínimos e as porcentagens que julgam adequados para a alimentação escolar.
Qualidade Nutricional dos Cardápio da Alimentação Escolar
A qualidade nutricional dos cardápios aplicados são calculadas com base nas recomendações do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e evidências científicas sobre o assunto de Nutrição Normal, Nutrição Infantil e Dietoterapia.
Hoje a Alimentação Escolar não é mais restrita a alimentos para crianças carentes e em vulnerabilidade nutricional. Atualmente ela abrange desde bebês (lactentes), crianças em pleno desenvolvimento, pré-escolares, escolares e adolescente, além de adultos cuja idade ultrapassa 60 anos ou mais e que permanecem um período na escola.
Todos os cardápio aplicados em Jaboticabal atendem às legislações vigentes e o mínimo de valor nutricional é de 99% dos nutrientes preconizados nas legislações federais. Todos os cardápios do município estão de acordo com a legislação vigente do Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Fórmula Infantil
Diante da impossibilidade do aleitamento materno, deve-se utilizar uma fórmula infantil que satisfaça as necessidades nutricionais do lactente, conforme recomendado por sociedades científicas nacionais e internacionais(ESPGHAN, AAP e SBP). Antes do sexto mês, deverá ser utilizada uma fórmula infantil para lactentes (primeiro semestre). A partir do sexto mês, recomenda-se uma fórmula de seguimento para lactentes (segundo semestre).
A fórmula infantil de transição deverá ser adotada porque diversos estudos científicos trazem que é um produto que evita problemas de saúde na vida futura da criança. Inclusive o documento elaborado e emitido pela Sociedade Brasileira de Pediatria expõem detalhes do uso de fórmula infantil e desvantagens do uso de leite de vaca integral. Este leite modificado respeita a fisiologia das crianças, tem adequação de proteínas lácteas e traz um enriquecimento importante dos micronutrientes necessários paras a faixa etária da criança.
Portanto, na Alimentação Escolar seguimos essa metodologia de Fórmula Infantil nas mamadeiras destinadas aos bebes de seis meses a 12 meses ou mais.
Esquemas Alimentares de Refeições
Tipo de Cardápio |
Permanência do aluno na Escola |
Quantidade de Refeições |
BERÇÁRIO |
Integral 8 horas |
6 refeições: - Entrada (mamadeira) |
CRECHE |
Integral |
5 refeições: |
ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL |
Parcial |
2 refeições: |
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Período Integral |
3 refeições: |
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2 refeições (manhã): |
MAIS EDUCAÇÃO |
Parcial |
1 refeição |
ENSINO DE JOVENS E ADULTOS |
Parcial – Noite |
1 refeição |
Qualidade dos gêneros alimentícios adquiridos para a Alimentação Escolar
O Departamento de Alimentação Escolar adquire os alimentos que são usados nos cardápios através de processo licitatório na modalidade Pregão presencial.
A escolha de quais alimentos comprar parte principalmente das seguintes considerações:
Capacitação dos funcionários responsáveis para a preparação da alimentação
A capacitação se faz necessária em diversos períodos em que o funcionário está exercendo a função no devido cargo. A resolução da diretoria colegiada RDC 216/04 exige a aplicação de treinamentos com intuito de capacitar os funcionários na manipulação de alimentos. Outra consideração importante ao projetar uma capacitação é como agendá-la diante do calendário e assim não prejudicar o funcionamento das unidades escolares. Especificamente neste caso, Jaboticabal mantém constante contato com as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e nas datas especiais, como conselhos de classe ou outras em que os alunos são dispensados, aproveitamos para emitir as convocações e agendar as capacitações. Outros detalhes que proporcionam o aproveitamento da capacitação é a definição de local, acessibilidade dos funcionários e recursos áudio visuais disponíveis.
Quando abordamos a capacitação dos funcionários, a princípio investimos no controle higiênico sanitário de alimentos e a correta conduta física dos funcionários mediante a manipulação. Muito embora tenhamos que considerar que essa pauta é indispensável, inadiável nas capacitações, há uma importante interface de assuntos nas capacitações que devem ser abordadas com a mesma valorização.
Em relação à atividade técnica que consiste em capacitar funcionários, Jaboticabal compartilha a experiência de exercer as capacitações de uma maneira subdividida. Essa subdivisão vem a ser referente a vários assuntos que são parcelados nas reuniões de capacitações e o curso se desenvolve com diferentes conteúdos para o público-alvo. Cada unidade escolar tem suas peculiaridades, com diversas realidades dentro desse mesmo espaço.
Em relação a dissertar os diferentes conteúdos dos assuntos abordados, as capacitações aplicadas expõem e discutem os seguintes temas:
Podemos comentar que na prática da aplicação dessas capacitações relacionamos todos os funcionários e dividimos a situação de cada um de acordo com a sua realidade. Consideramos que os critérios de seleção e inclusão das pautas das reuniões e o público-alvo que vamos desenvolver a reunião são:
Ao comentarmos sobre a experiência prática na aplicação dessas capacitações temos que considerar que no decorrer da reunião nos deparamos com um vasto comentário vindo dos funcionários participantes. Esses comentários enriquecem as reuniões e discussões para assim encontrarmos uma boa adaptação para resolvermos os problemas do dia a dia dentro da área de manipulação.
Portanto as capacitações no geral não têm regras na sua aplicação e sim merecem uma valorização ao aplicá-la para se obter obviamente resultados positivos, nem que sejam a longo prazo. Temos consciência que não é tarefa simples planejar uma capacitação , visto que o tempo é muito limitado, mesmo assim tendo a oportunidade a capacitação deve ser considerada atividade vital na aplicação do Programa Nacional da Alimentação Escolar.
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Prato servido para os alunos das Creches e EMEBs contendo todos os grupos de alimentos: arroz, feijão, frango assado, batatonese e salada de alface. |
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Uma adaptação do strogonoff de carne sem a fonte excessiva de gordura e sal. |
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Lanche da tarde. |
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Prato nutricionalmente completo com arroz, feijão, carne em tiras com legumes e cenoura para colorir o prato, e salada de tomate. |
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Deliciosa sopa servida nas creches como jantar de saída. Ela é nutricionalmente completa com nutrientes que os alunos precisam. A sopa é uma das opções da creche servida de duas a três vezes na semana. |
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Prato composto por todos os grupos de alimentos que a legislação preconiza, com arroz, feijão, frango assado, legumes, salada de alface com tomate e fruta de sobremesa. |
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Frutas que compõem diariamente o cardápio das creches integrais. Seguindo a legislação, nossos cardápios são compostos com grande variedade de frutas, de excelente valor nutricional. |