Curso gratuito ensina jovens a cozinhar em Jaboticabal: aprendizado abre portas no mercado de trabalho.

Com 50 vagas para a região, Cozinha Paulista oferece capacitação gratuita para maiores de 16 anos; inscrições abertas até 09 de maio.

Com a crescente demanda por profissionais qualificados na indústria alimentícia, habilidades culinárias podem abrir portas para oportunidades de emprego em restaurantes, hotéis, catering, serviços de alimentação e outras áreas relacionadas. Além disso, aprender a cozinhar pode ser a base para iniciar um negócio próprio e se tornar independente.

A dica é se inscrever nas aulas do projeto Cozinha Paulista até dia 9 de maio. Estão sendo oferecidas 50 vagas em curso livre e 100% gratuito, com inscrições abertas para maiores de 16 anos, de todos os gêneros, cursando ou tendo concluído Ensino Médio em escola pública, moradores de Jaboticabal e região.

Para fazer sua inscrição, é só tocar aqui e preencher o formulário que aparecerá. No programa das aulas estão pratos da culinária tradicional paulista, como virado à paulista, pamonha, cuscuz paulista, feijão tropeiro, afogado, bolinho de chuva, farofa de içá.

O curso tem dois objetivos básicos. O primeiro busca a inserção no mercado de trabalho nas funções iniciais em uma carreira na área da gastronomia.

O segundo objetivo é capacitar o aluno para empreender no setor, dando noções de precificação, passo-a-passo para a construção de um plano de negócios, entre outros conteúdos em parceria com o SEBRAE. Além disso, saber cozinhar pode trazer uma série de benefícios: terapêuticos, como alívio do estresse e ansiedade, autoconfiança, conexão social e estímulo mental; e práticos, como independência, economia financeira e hábitos alimentares saudáveis.

As aulas começam no dia 13 de maio e a carga horária total é de 96 horas. Os alunos selecionados serão divididos em duas turmas de 25 alunos que terão dois encontros semanais de três horas cada, divididos assim:

Turma 1: segundas e quartas-feiras | das 18h30 às 21h30

Turma 2: terças e quintas-feiras | das 18h30 às 21h30

"A ideia é apresentar a gastronomia tradicional brasileira e transferir conhecimento para os participantes na expectativa de salvaguarda dos saberes e fazeres destas receitas que compõem o património imaterial do nosso país", Marcia Gliosce, Diretora Executiva do Instituto São Paulo de Arte e Cultura – realizadora do projeto – ressaltando a importância de "resgatar os saberes, oferecendo a oportunidade a uma população de baixo IDH".

O projeto

O Cozinha Paulista foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e a realização tem a assinatura do ISPAC (Instituto São Paulo de Arte e Cultura), Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil, com patrocínio da Stoller e apoio da Prefeitura de Jaboticabal. A lista final dos selecionados será divulgada no dia 10 de maio de 2024 na página do Facebook e do Instagram do projeto.

Cozinha Paulista

Inscrições: até 09 de maio

Divulgação dos selecionados: 10 de maio
Início das aulas: 13 de maio

Local: Rua Getúlio Vargas, nº 91, Sorocabano – Jaboticabal – São Paulo

Faixa etária: para jovens a partir de 16 anos
100% gratuito
Link de inscrição: https://forms.gle/hGfPFeo2ZFEruBc59

Realização: Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), MinC e Governo Federal.
Apoio: AAPROCON e Prefeitura de Jaboticabal.

Patrocínio: Stoller

Assessoria de Imprensa: ARTEPLURAL Comunicação

Fonte: AAPROCON; ARTEPLURAL Comunicação
Autor: ARTEPLURAL Comunicação (com edição do DCS)