10 ABR 2024
SAAEJ
ÁGUA: Um dia antes do previsto, SAAEJ reinstala bomba e retoma abastecimento
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal (SAAEJ) concluiu nesta quarta-feira (10) a reinstalação da bomba principal no Posto de Captação de Água do Córrego Rico. A expectativa inicial, conforme fora publicado anteriormente aqui, era que o equipamento voltasse à operação apenas na quinta-feira, o que faria com que a pressão nas torneiras só voltasse ao normal entre sábado e domingo.

Com a agilidade na resolução do problema, o SAAEJ consegue retomar o abastecimento da rede de distribuição para o Centro e demais bairros mais antigos da cidade, que dependem majoritariamente da água captada no Córrego Rico. "Nós acreditamos que, até a tarde desta sexta-feira, a pressão já deva estar se normalizando nessas regiões", comemora o presidente do SAAEJ, Alberto Almeida.

O SAAEJ lembra também que, devido à queda no nível de água dentro dos reservatórios e da tubulação, com a volta da pressão normalizada, pode acontecer de chegarem resíduos às torneiras. Estes resíduos são fruto do fenômeno chamado de "arraste" pelo quadro técnico da autarquia.

"Nossa tubulação mais antiga é feita de material metálico, que acaba oxidando. A pressão com que a água volta para os tubos acaba arrastando essa 'ferrugem' que estava presa nas paredes internas dos tubos. Pedimos à população que colabore conosco, portanto, caso perceber essa água com aspecto terroso, cor avermelhada... não é terra, isso é resíduo desse 'arraste'. Basta esperar algumas horas que a rede, por si só, deverá dissolver o resíduo conforme aumentar o volume d'água."

– Alberto Almeida, presidente do SAAEJ

Caso os resíduos persistam, você pode entrar em contato com o SAAEJ para pedir a limpeza da sua rede. O telefone para contato é 0800 771 9901 e a ligação é gratuita.

#PrefeituraDeJaboticabal #SAAEJ #Água #CórregoRico #Abastecimento
Fonte: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal