07 MAR 2024
FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
PROJETOS
GESUAS: Após um ano da implantação, Assistência Social já relata melhoria
Em fevereiro, Jaboticabal completou um ano de informatização da política pública de Assistência Social. O marco desta alteração foi a implantação do GESUAS, um sistema de registro de atendimentos do Sistema Único de Assistência Social.

De acordo com o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Auricimar Grigório, esta era uma reivindicação antiga de toda a equipe técnica da secretaria. "O registro em meio físico já era bastante ultrapassado e inviável", explicou Auricimar.

"Foi uma conquista importantíssima do Executivo Municipal, que acolheu prontamente essa sugestão de modernização e não mediu esforços para que o GESUAS se tronasse uma realidade aqui em Jaboticabal."

–  Auricimar Grigório, secretário de Assistência e Desenvolvimento Social

A assistente social Silvana Gaspardo Bedin, que atua no CRAS 1 conta que, após o primeiro ano de implantação, as melhorias nos atendimentos realizados pelas equipes são evidentes. “Podemos assegurar que esse sistema foi um grande avanço, já que ele nos permite coletar dados com mais agilidade e de forma mais fidedigna para o planejamento da Política Pública de assistência", afirma.

"Gostaríamos de expressar nossa imensa gratidão ao prefeito Prof. Emerson e ao secretário de Assistência e Desenvolvimento Social Auricimar Grigório, por entenderem a importância da informatização da Política Pública de Assistência Social aqui em nossa cidade."

– Silvana G. Bedin, assistente social

O GESUAS em Jaboticabal

O sistema abarca o agendamento e o registro de cada atendimento, a elaboração de relatórios, a consulta de informações e a construção dos Planos de Atendimento Individual e/ou Familiar de todos os cidadãos atendidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Jaboticabal.

Atualmente, todos os setores da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social acessam o GESUAS, compartilham informações e realizam a referência e contra referência de inúmeros indivíduos e/ou famílias entre a Proteção Social Básica (CRAS 1, 2 e 3), a Proteção Social Especial de Média Complexidade (CREAS) e a Proteção Social de Alta Complexidade (Serviços de Acolhimento como Casa de Passagem "Diego Soares" e Casa Maria), quando necessário.

Além disso, o Fundo Social de Solidariedade – que agora atua em total parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – também possui acesso ao sistema para registro de todos os seus atendimentos.

#PrefeituraDeJaboticabal #AssistênciaSocial #GESUAS #SUAS
Fonte: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social