30 ABR 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
CULTURA: Projeto dos CRAS 2 e 3 leva jovens à Biblioteca Municipal
As crianças e adolescentes do projeto "Família Aconchego" – dos CRAS 2 e 3 – visitaram a Biblioteca Municipal "Julia Luiz Ruete", de Jaboticabal, nesta segunda-feira (29). Encerrando as ações do Mês do Livro na cidade, a visita teve o acompanhamento do psicólogo Henrique Santos (CRAS 2), da orientadora social Jeane Carina Silva (CRAS 3) e da monitora de oficinas culturais Sueli Santos.

No evento, os participantes do "Família Aconchego" puderam conhecer a biblioteca e seu funcionamento, além de apreciar obras de artistas e autores jaboticabalenses que estão expostas ali. "A leitura, o contato com o livro podem ser transformadores na vida das crianças. E é essa possibilidade que a gente quer favorecer com ações como essa", comenta a coordenadora do CRAS 2, Monique Pinto de Freitas.

"É fundamental, para a criação da consciência social, noção de pertencimento à comunidade e à sociedade, que esses jovens tenham contato com a arte e cultura gratuitos; não só a arte e a cultura cotidiana, produzida no convívio das pequenas comunidades locais, dos bairros… mas também os espaços e produções culturais que acabam ficando mais distantes delas."
– Monique Pinto de Freitas, coordenadora do CRAS 2

Ainda dentro da visita, as crianças prestigiaram uma apresentação da contadora de histórias Késia Souza, do projeto "Turminha da tia Késia". Segundo a psicóloga Priscilla Padovani, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a ação partiu de uma parceria entre o psicólogo Henrique Santos e o bibliotecário Eduardo Turatti, da Biblioteca Municipal, e teve como objetivo "garantir cidadania através da democratização do acesso à cultura, possibilitando o acesso ao conhecimento e a transformação individual e coletiva."

#PrefeituraDeJaboticabal #AssistênciaSocial #Cultura #Educação #BibliotecaMunicipal #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social