Em parceria com o Ministério Público, a Prefeitura de Jaboticabal deu início ao Projeto "Famílias Protetivas e Saudáveis" na noite desta quarta-feira (5), no Cine Theatro Municipal "Manoel Marques de Mello". Coordenada pelo CREAS, a iniciativa é
exclusiva para famílias que tiveram experiências com a Lei Maria da Penha, com o intuito de fortalecer os vínculos familiares e prevenir a violência doméstica, promovendo a efetivação do artigo 226, § 8º da Constituição Federal.
A abertura contou com uma palestra do promotor de justiça Dr. Carlos Macayochi de Oliveira Otuski, idealizador do projeto. Ele ressaltou a importância da ação na conscientização e reabilitação dos envolvidos, além de abordar a Lei Maria da Penha e os mecanismos de proteção às mulheres.
Equipamentos
A assistente social e Coordenadora do CREAS, Katia Santana Felipe Roque, apresentou os serviços voltados à proteção de famílias em situação de vulnerabilidade, enquanto a articuladora da Atenção Primária, Camila Acorsi (Secretaria da Saúde) destacou os projetos da área da saúde que integram a rede de apoio e prevenção.
O secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Auricimar Grigório reforçou a importância da parceria entre o Ministério Público e a Prefeitura. "Esse projeto reafirma nosso compromisso com a proteção social e a construção de uma sociedade mais justa. Através do diálogo e da educação, buscamos transformar realidades e oferecer suporte para que as famílias superem desafios", comentou.
Continuidade
O "Famílias Protetivas e Saudáveis" seguirá com um cronograma estruturado de atividades
fechadas, apenas para famílias assistidas pelo CREAS, que foram convocadas. As ações serão:
Circuito de Palestras
Dias 12/02, 19/02, 26/02, 12/03, 19/03 e 26/03.
Rodas de Conversa
A partir de abril, na Faculdade São Luís, conduzidas por alunos do curso de Psicologia.
Cabe ressaltar que o projeto é pensado e executado
exclusivamente para famílias acompanhadas pelo CREAS, que tiveram experiências enquadradas na Lei Maria da Penha. A iniciativa visa ampliar a conscientização e o fortalecimento da rede de proteção às famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo espaços de diálogo e reflexão sobre relacionamentos saudáveis e prevenção da violência doméstica.
#PrefeituraDeJaboticabal #AssistênciaSocial #LeiMariaDaPenha #MinistérioPúblico