Pelo segundo ano consecutivo, Jaboticabal ganhou destaque na edição de 2024 do projeto "EPTV na Escola", com uma jovem da cidade figurando entre as melhores redações. Mas, desta vez, a estudante Manuela Cardoso de Oliveira (Colégio Duílio Poli) foi um pouco além: conquistou a 10ª posição geral no concurso de redação promovido pela emissora, competindo com mais de 16.600 alunos de escolas das cidades cobertas pela EPTV Ribeirão.
O tema do concurso deste ano, “Inteligência Artificial: Aliada ou inimiga do nosso futuro?” inspirou Manuela a elaborar uma redação que agora será transformada em uma
reportagem especial, produzida em parceria com a EPTV. Com enredo complexo, o texto dela reflete sobre a nossa dependência da tecnologia, com direito à criação de personagem e universo futurista.
Seleção
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), responsável pela coordenação do projeto no município, recebeu cerca de 700 redações das escolas participantes e selecionou 15 textos para a fase semifinal, representando tanto a rede pública quanto a particular. A seleção final, organizada por uma comissão de jornalistas, resultou no excelente desempenho de Manuela, que, junto aos demais finalistas, participou de uma visita à EPTV para conhecer de perto o ambiente da emissora.
A a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Prof.ª Dra. Lúcia Helena Vasques manifestou orgulho com o resultado que, pelo segundo ano consecutivo, põe jovens jaboticabalenses em destaque. "Parabenizamos a aluna Manuela Cardoso de Oliveira, sua professora orientadora e a equipe gestora do Colégio Duílio Poli pelo brilhante resultado, que valoriza o esforço coletivo de toda a comunidade escolar", destacou.
"No ano passado, o ex-aluno da EMEB 'Tereza Noronha de Carvalho' (Córrego Rico), Nícolas Soares dos Santos esteve entre os semifinalistas. Esse ano, temos a Manuela entre os finalistas. Ver todo o potencial criativo dos nossos jovens nos enche de orgulho e esperança no futuro da nossa cidade."
– Prof.ª Dra. Lúcia Helena Vasques, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer
Prêmio
O projeto, que há anos promove uma integração entre a educação e a televisão, incentiva os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II a refletirem sobre temas contemporâneos. Para a produção do texto, Manuela contou com a orientação da professora Silvia Helena Ribeiro da Silva, que será homenageada ao lado da aluna durante a cerimônia de premiação em Ribeirão Preto, no dia 7 de novembro. Além de ter sua redação exibida nos telejornais da emissora, Manuela ganhará um televisor HD.
Abaixo, a lista completa dos 15 estudantes de Jaboticabal selecionados no projeto “EPTV na Escola” de 2024:
- Angelina Marconato Fogaça de Aguiar – Colégio Santo André
- Beatriz Severo Gonçalves de Souza – Colégio Maria
- Calebe de Castro Caetano dos Santos – Colégio Duílio Poli
- Clara Michelin Toni – Colégio Santo André
- Emanueli Dubi – Colégio Mirante
- Graziele Lima da Fonseca – E.M.E.B. “Tereza Noronha Carvalho”
- Maísa Fernanda dos Santos Ricci – E.M.E.B. “Tereza Noronha Carvalho”
- Manuela Cardoso de Oliveira – Colégio Duílio Poli
- Mariane Souza Silva – COC Jaboticabal
- Matheus Henrique Macri Garcia – Colégio Mirante
- Philip Augusto Paes Ferreira – E.M.E.B. “Coronel Vaz”
- Sofia Cheli Franciscato – Colégio Nossa Senhora do Carmo
- Sarah Lima da Silva – E.E. “Aurélio Arrôbas Martins”
- Victor Hugo Andrade Rodrigues – E.M.E.B. “Paulo Freire”
- Victor Hugo de Aguiar – E.E. “Dr. Joaquim Batista”
#PrefeituraDeJaboticabal #Jaboticabal #JaboticabalSP #EPTVnaEscola