25 SET 2023
DIGNIDADE: Ações do CREAS miram pessoas em situação de rua
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por meio do Serviço de Abordagem Social realiza diariamente o acompanhamento de pessoas em situação de rua em Jaboticabal, na missão de dar a elas conforto e condições de vida digna. Desde a manhã até a noite, de segunda a sexta-feira, os agentes fazem rondas pela cidade na tentativa de dar abrigo opcional e afastá-las da exposição aos riscos da rua e do abuso de substâncias.

"Os agentes fazem as rondas em locais estratégicos, onde costumam se concentrar pessoas em situação de rua para dar suporte: perguntam se eles desejam ir até a Casa Transitória (ou a Casa Maria, no caso das mulheres) para tomar banho, dormir. É uma política pública essencial porque, à medida em que tira essas pessoas das ruas, ainda que seja para passar a noite, reduz as chances produzirem ou sofrerem violência, o que acaba até mesmo gerando economia de recursos para o município."

– Noemi Garcia Baptista, diretora da Casa Transitória

Mutirões

No dia 19 de agosto, quando é nacionalmente celebrado a Luta das Populações em Situação de Rua, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social através do CREAS e da Casa Transitória realizou uma Ação Coletiva na rua 1 do Bairro Cidade Jardim. A ação ocorreu no dia 29 de agosto, em parceria com a Secretaria de Saúde, através da Estratégia da Família e Infectologia e contou com o apoio do CRAS 1 – que agora fica no bairro, CAPS II e Casa Maria.

"Essa ação, do Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua, foi instituída pra lembrar que há 18 anos atrás, no dia 19 de agosto, ocorreu o massacre da Sé, quando sete pessoas foram brutalmente assassinadas. Há muito que se caminhar quando pensamos em população de rua e o olhar da nossa sociedade para eles."

– Priscilla Padovani, diretora do CREAS de Jaboticabal

Para este mutirão, a equipe contou com testes rápidos do Saúde Móvel, atendimento médico e odontológico, encaminhamentos e triagens. Além do acompanhamento de saúde, foi fornecido um lanche, corte de cabelo e música ao vivo com sanfoneiro e cantora voluntários.

"Somos profundamente gratos a todos que nos ajudaram neste trabalho tão necessário e importante para lembrar a luta dessa população, que muitas vezes é invisibilizada pela sociedade, mas que tanto necessita de atenção e cuidados. Através disso é possível promover dignidade, garantindo direitos básicos, que muitas vezes lhes são negados."

– Noemi Garcia Baptista, diretora da Casa Transitória

Veja mais imagens na galeria logo abaixo.

#PrefeituraDeJaboticabal #AssistênciaSocial #Solidariedade #CREAS #CasaTransitória #CasaMaria #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
25/09/2023