18 JUL 2023
EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
INAUGURAÇÕES
INAUGURAÇÃO: Prefeitura comemora aniversário entregando obras concluídas
A semana da 39ª Festa do Quitute, a maior em número de público desde o seu início, não ficou só nos shows e na expo-feira de arte, artesanato e gastronomia. A Administração Municipal aproveitou para entregar duas obras de grande valia para a região central e para a periferia do município.

Na sexta-feira (14), dia em que o prefeito Prof. Emerson Camargo comemorou o seu aniversário de 44 anos, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) realizou a inauguração da EMEB "Dr. Luiz Gonzaga de Oliveira Costa", antiga Casa da Criança, na Praça Dr. Jorge Tibiriçá, 140, no Centro. O prefeito aniversariante comentou sobre a importância da obra.

"Por mais que agora esta escola seja uma EMEB – ou seja, uma escola pública, gerida pelo Município, não se apaga toda a história de carinho que os ex-alunos, familiares, funcionários e vizinhos têm pela eterna 'Casa da Criança'. Deixo minha gratidão às gestões anteriores, na pessoa da irmã Tereza Santos Lima e do Edson Silva, ex-presidentes da Casa, a todas as servidoras desta unidade escolar, na pessoa da diretora Marli e da coordenadora Rosi, pela linda recepção e às crianças e familiares dos alunos, quero pedir que aproveitem e zelem desse tradicional patrimônio de Jaboticabal, que agora é de todos nós."

– Prof. Emerson Rodrigo Camargo, prefeito municipal

Para a secretária Profª. Dra. Lúcia Helena Vasques, da Educação, a Casa da Criança marcou gerações jaboticabalenses, mesmo de quem não estudou lá. "Eu sequer tive filhos, mas tenho sobrinhos que estudaram aqui. Eu vinha trazer e buscar e era sempre um prazer ver o quanto eles eram bem tratados e gostavam deste lugar, das funcionárias daqui. Hoje, ter meu nome na história da 'Dr. Luiz Gonzaga' é motivo de um orgulho gigante", comenta, emocionada.

A inauguração contou com recepção dos músicos da Escola de Arte (EA) "Prof. Francisco Berlingieri Marino", do projeto de Descentralização da EA e do Departamento de Cultura da SECEL. Um grupo de alunos da 2ª Etapa da nova EMEB apresentou a música "Era Uma Vez", da dupla Sandy & Junior.

Centro Comunitário "Bento Camargo"

No domingo (16), enquanto Jaboticabal comemorava 195 anos de história e coragem, o Governo Municipal entregava um equipamento inédito e de importância histórica para o Parque Primeiro de Maio e bairros adjacentes. O Centro Comunitário "Bento Camargo" é esperado pelos moradores desde a sua fundação, há mais de 30 anos, e vai servir de abrigo para eventos, encontros sociais, cursos e oficinas, entre outras atividades da comunidade.

O nome do equipamento, aprovado em lei municipal de autoria do vereador Dr. Mauro Cenço, faz uma homenagem ao pai do prefeito Prof. Emerson. Bento Camargo nasceu na área rural do distrito de Luzitânia em 2 de janeiro de 1930 e morreu em 5 de setembro de 2015.

"O saudoso sr. Bento é um exemplo para todos nós, porque mesmo diante de tanto sofrimento desde criança – chegou a passar fome e sustentar a casa ainda adolescente – não esmoreceu: venceu as dificuldades e chegou a ser empreendedor e dono de terras, que depois viriam a ser parte de comunidades como Bairro Alto, Jd. Jaqueline, Jd. Angélica e Cohab IV. Sempre ajudou quem precisava, especialmente aqui na região do Pq. Primeiro de Maio. Nada mais justo que honrar sua memória com esse importante equipamento que, tenho certeza, será muito bem cuidado e aproveitado por toda a comunidade."

– Dr. Mauro Henrique Cenço, vereador, autor da Lei Municipal nº 5.463 de 8 de Dezembro 2022, que nomeia o Centro Comunitário "Bento Camargo".

Emocionado, o prefeito lembrou as qualidades do pai e agradeceu ao vereador pela homenagem. "Ele era simples, mas muito honesto e um trabalhador incansável. É de pessoas como ele que eu lembro quando falamos que Jaboticabal é Cidade Coragem", comentou o prof. Emerson.

Além do prefeito, estiveram presentes os filhos mais velhos, Edmur e Ronaldo, e a esposa do homenageado, d. Maria Ascenção Bedin Camargo, além do vice-prefeito Nelsinho Gimenez, os secretários municipais Auricimar Grigório (Assistência Social), Serginho Ramos (Saúde), Lúcia Vasques (Educação), José Reinaldo Miciano (Obras), o presidente da Câmara Municipal, Dr. Edu Fenerich, os vereadores Dr. Mauro Cenço, Val Barbieri, Ronaldinho, Renata Assirati, Gilberto Faria, Daniel Rodrigues, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dani Gimenez e representantes de ONGs locais, como a Amor Solidário, onde estudam os atletas finalistas do campeonato nacional de Karatê, do Dojo Hayashi-Ha de Jaboticabal, com o sensei Juan Guilherme, que apresentaram seu katá no início da cerimônia. A abertura do evento foi abrilhantada pela apresentação solo do prof. Lucas Bahia, diretor da Escola de Arte "Prof. Francisco Berlingieri Marino", ao violino.

O Centro Comunitário "Bento Camargo" fica na na Rua Salvador Califre, 345, esquina com a avenida Ângelo Morelo e a rua José Sanflorian, entre os bairros Parque Primeiro de Maio e Jardim Santa Rosa.

Veja fotos das duas inaugurações do último fim de semana nas galerias abaixo.

#PrefeituraDeJaboticabal #CasaDaCriança #Educação #AssistênciaSocial #CentroComunitárioBentoCamargo #JaboticabalSP #Jaboticabal
Fonte: SECEL; SADS
18/07/2023