31 MAI 2023
SAÚDE
Sucesso na sua proposta de atendimento, CAAD encerra suas atividades com queda no número de casos de dengue
O CAAD – Centro de Apoio ao Atendimento a Dengue, localizado no CIAF VIII, no Parque das Araras foi sinônimo de sucesso no atendimento em Jaboticabal. Vivendo uma epidemia da doença, assim como praticamente todo o Estado de São Paulo, Jaboticabal agiu rápido e descentralizou o atendimento com a abertura de um novo local. Assim, além da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, os pacientes também poderiam procurar o CAAD, inclusive com transporte gratuito entre as unidades em quase todo o período em que ficou aberto. Agora, a unidade encerra suas atividades mediante à menor incidência da doença.

“No total, 8.028 pessoas passaram pelo CAAD, que prestou um serviço de excelência para a população. Obviamente que nem todos os casos foram de dengue ou tiveram a confirmação da doença, mas tiveram esse atendimento. Foram 2.437 pessoas confirmadas neste período (de março a maio), além de 6.626 exames realizados”, comentou o Secretário de Saúde, Serginho Ramos.

Com a queda no número de atendimentos, o CAAD foi, aos poucos, perdendo sua finalidade. “O centro começou a atender inúmeras questões de saúde que não eram dengue, situações essas que poderiam receber o atendimento nos CIAFs ou na UPA. E como previsto pela DRS – Diretoria Regional de Saúde de Ribeirão Preto, que os casos diminuiriam por volta de 15 de maio, realmente isso aconteceu”, explicou Serginho.

Caso o munícipe tenha algum sintoma, pode procurar o CIAF mais próximo ou a UPA para o atendimento.

Números atuais

A Vigilância Epidemiológica atualiza os números da dengue e outras arboviroses em Jaboticabal. Ao todo, o município contabilizou desde o início do ano 3.388 notificações de suspeita de dengue até esta terça-feira (30), confirmando 2.495 casos. Na semana anterior, entrou um caso suspeito para chikungunya, mas que acabou descartado, resultando em duas negativas e apenas um positivo.

Jaboticabal não registrou óbito por qualquer arbovirose em 2023.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde