14 MAR 2023
OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS
DENGUE: Vigilância inicia "fumacê" para conter mosquito
A Vigilância em Vetores e Zoonoses (VVZ) iniciou na noite desta segunda-feira (13) a nebulização de inseticida pelas ruas da cidade para controle do Aedes aegypti, o pernilongo causador da dengue e outras doenças. A ação deve continuar nesta terça-feira, com previsão de início às 19h na av. Sebastião Augeli, no Cidade Jardim, percorrendo Planalto Itália, Jd. São Paulo, Cohab 2, Grajaú, Morumbi e a região próxima à rod. Carlos Tonani, descendo pro Nova Jaboticabal em seguida.

"Se o tempo permitir, vamos até a Concha Acústica, na rua Maestro Grossi, passando pelo Eldorado e o Santa Isabel, na saída da Nipo", explica o coordenador da VVZ, Valdir Soares. "Nossa intenção era fazer esse trajeto todo na segunda, mas infelizmente a chuva nos atrapalhou, aí precisamos parar mais cedo."

O popular "fumacê" é visto como uma medida drástica e precisou ser tomado devido à grande infestação de pernilongos e à alta no número de casos em Jaboticabal. "Essa medida ajuda se for usada como uma ação é temporária, até porque o uso indiscriminado do inseticida aumenta a resistência do pernilongo, então o fumacê não pode ser feito sempre. As pessoas precisam lembrar que é delas a responsabilidade de continuar eliminando os focos", finaliza Valdir.

Hoje, a cidade tem 310 casos de dengue confirmados, de 674 notificações registradas, de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica. Se o tempo der boas condições, a ação deve se estender até as 23h30.

#PrefeituraDeJaboticabal #dengue #aedesaegypti #fumace #Jaboticabal #JaboticabalSP
Fonte: Vigilância em Vetores e Zoonoses