24 MAI 2021
SAÚDE
Jaboticabal retoma vacinação dos profissionais de saúde, com 40 anos ou mais, a partir desta terça-feira,24

Jaboticabal retoma vacinação dos profissionais de saúde, com 40 anos ou mais, a partir desta terça-feira, 24.

A vacinação para os profissionais da saúde que ainda não se vacinaram será retomada a partir desta terça-feira, 24 de maio, das 8h às 13h, na Estação de Eventos Cora Coralina. Os profissionais que, nas etapas anteriores, não conseguiram a comprovação do trabalho, terão nova oportunidade.

Desta vez, basta a apresentação da carteirinha de classe ATIVA, comprovante que trabalha no município e/ou um comprovante de residência de Jaboticabal. O que muda dessa etapa dos profissionais da saúde para as anteriores? Alguns profissionais da saúde não conseguiram, nas etapas anteriores, se vacinar pela falta de um comprovante empregatício, como holerite e carteira assinada.

Nesta oportunidade, todos aqueles que não conseguiram a comprovação, mas possuem a carteirinha ativa e residem no município poderão receber a vacina. E eu, que sou profissional da saúde, tenho menos que 40 anos e também não consegui comprovar meu vínculo empregatício, não serei vacinado(a)? Nesta etapa, a Vigilância Epidemiológica de Jaboticabal irá privilegiar aqueles profissionais da saúde com idades mais avançadas e que ainda não conseguiram se vacinar. Após esta etapa, que irá durar até a próxima sexta-feira, dia 28, os profissionais da saúde de 18 a 39 anos serão imunizados de acordo com a quantidade de doses remanescentes para este grupo. Quem são os profissionais da saúde?

Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. Os demais grupos continuam normalmente? Sim.

Confira na tabela os grupos que podem se vacinar!