09 ABR 2021
INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO
Jaboticabal avança e adere ao Sistema Detecta, do Governo do Estado

A Prefeitura de Jaboticabal assinou na tarde de sexta-feira, 9, o convênio com o Sistema Detecta, ferramenta do governo do Estado de SãoPaulo que permite acesso exclusivo aos dados de interesse da segurança pública e de cooperação entre os órgãos públicos.

O Detecta é uma ferramenta que emite alertas de situações de crimes e integra bancos de dados policiais e de outros órgãos, como Registro Digital de Ocorrência (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da PM (SIOPM - 190), Infocrim, Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.
Segundo o prefeito, prof. Emerson Camargo, essa parceria será muito bem-vinda. “Sempre que conseguimos meios de tornar mais fácil o trabalho da Polícia Militar em nossa cidade e, por consequência, garantir mais segurança para os munícipes, devemos comemorar. Esse foi mais um passo importante para a segurança da nossa Jaboticabal”, afirmou.

Para Lucas Ramos, secretário de Indústria, Comércio e Turismo, o convênio será importantíssimo para garantir mais segurança pública a todos: “é muito importante investir em segurança. O cidadão precisa sentir-se seguro e confortável para viver em Jaboticabal. É muito importante para os habitantes, mas também tenho certeza de que conta muito para atrair turistas. Sabemos que nesse momento estamos recebendo menos pessoas em nossa cidade, mas é preciso estarmos preparados para quando essa fase passar. E vai passar. Essa segurança também terá um impacto muito positivo para o nosso comércio. A prefeitura tem trabalhado para resolver inúmeros problemas e, logo no início desse ano, com 100 dias de governo, nos tranquiliza saber que temos parceiros importantes como, por exemplo, o FEJA (Fórum de Entidades de Jaboticabal), que desde a sua fundação sempre trabalhou e apoiou muito essa cidade. Eles foram de extrema importância para que esse convênio se concretizasse”, comentou Lucas.

O sistema facilitará o trabalho policial em atividades operacionais e investigativas, garantindo mais agilidade no acesso e no cruzamento de informações. Será possível, por exemplo, fazer buscas de um determinado nome e localizar em um mapa todas as ocorrências relacionadas a ele, seja na Polícia Militar, na Civil ou no Detran.

Um veículo que tenha passado nas proximidades de dois ou mais roubos com dias ou semanas de diferença pode passar a ser acompanhado pelo sistema. Isso pode acontecer mesmo que as vítimas não tenham reparado no veículo, mas os leitores de placa o tenham identificado no local.