Vacinação contra raiva animal na zona rural já começou

15/05/2017 - 14:32h

Imunização ajuda a impedir o avanço da doença; animais da zona urbana serão
imunizados nos dias 20 e 27

A Secretaria Municipal de Saúde começou nesta segunda-feira (15) a vacinar cães e gatos da zona rural contra a raiva. A expectativa é superar os números de 2016, quando cerca de 2.250 animais foram imunizados.

“Equipes do Departamento de Vetores e Zoonozes estarão empenhadas visitando centenas de imóveis localizados na zona rural de Jaboticabal. A imunização é importante para proteger o animal e impedir o avanço da doença”, destaca a secretária de Saúde, Maria Angélica Dias.

Bairros - A Secretaria Municipal de Saúde também já está preparada para vacinar cães e gatos da zona urbana. No total, a campanha deve imunizar cerca de 12 mil animais. As doses serão disponibilizadas, gratuitamente, de 20 e 27 de maio, das 8h às 17h, em vários postos de vacinação em Jaboticabal.

Raiva - De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva animal é uma doença causada por um vírus da família rhabdoviridae e pode ser mortal quando transmitida para o homem. A doença envolve o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução. É transmitida através da mordida ou arranhadura de animais como cachorro, gatos e morcego. A imunidade pode ser adquirida através da vacinação.