Qualidade de vida: Jaboticabal é a 12ª melhor cidade para envelhecer no Brasil

12/05/2017 - 08:02h

Essa não é a única vocação da cidade, que se destaca em outros rankings, como o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a FGV, pesquisou 348 municípios brasileiros que têm entre 50 mil e 100 mil habitantes. Como resultado, o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade mostra a boa qualidade de vida e aponta Jaboticabal como a 12ª melhor cidade para envelhecer no Brasil.

A pesquisa considerou cuidados com a saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho, cultura, engajamento e indicadores gerais. “O número de idosos é cada vez maior e é importante nossa cidade estar preparada para recebê-los com carinho. É claro que ainda temos muito trabalho pela frente, muito a melhorar, mas fico feliz por Jaboticabal ser um bom lugar para acolher e respeitar quem tanto lutou por nós. Cuidar dos idosos é importante e isso não significa que não damos atenção as crianças e jovens”, diz o prefeito, José Carlos Hori.

O resultado mostra que Jaboticabal aparece entre as dez cidades de melhor avaliação em termos de Educação e trabalho. Esse resultado apoia-se principalmente na quantidade de instituições de ensino superior, e no número de professores com formação superior na EJA, revelando a estrutura ao dispor dos adultos interessados em atividades intelectuais na cidade. A cidade ainda se apresenta como uma das 10 de melhor conectividade por meio do número de acessos a serviços de internet fixa.

Jovens e adultos - Estar entre as melhores cidades para envelhecer é mais um ponto positivo, mas não é o único. Do ponto de vista social, temos vários outros indicadores de institutos que avaliam as cidades no Brasil, como o IDH | Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, estudo da ONU; o Ranking do Indicador de Riqueza Municipal e o Índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS. Em todos Jaboticabal possui boa pontuação.

Jaboticabal – No relatório, o convite para conhecer Jaboticabal. “Quem chega logo se encanta com jardins e praças cobertos por roseiras na cidade de 75.436 habitantes que a poetisa Cora Coralina escolheu para criar seus seis filhos. Conhecida como Atenas Paulista, por ser um relevante centro de difusão de conhecimento, pesquisa e formação acadêmica, capitaneado pela Unesp, integra o principal polo sucroalcoleiro do país. Um moderno distrito industrial reforça o perfil empreendedor do município, que fica a poucos quilômetros de Ribeirão Preto”.

Mais informações sobre a pesquisa

IDL-RELATORIO2017 (7.7 MB)
Formato PDF