Prefeitura pede para população “abrir as portas” para evitar epidemia de dengue e chikungunya

09/11/2017 - 13:54h

Resistência dos moradores preocupa autoridades; em Jaboticabal, 70% dos criadouros
estão dentro das residências

Um gesto simples pode salvar vidas. A Secretaria de Saúde está encontrando muita dificuldade para entrar nas residências em vários bairros de Jaboticabal. Apesar dos poucos casos confirmados, essa época do ano acende uma “luz vermelha” - de alerta total. É momento para prevenir, cuidar, limpar e checar quintais. E os portões fechados colocam em risco à saúde de muita gente.

A visita domiciliar é realizada o ano inteiro, mas intensificada no período de chuvas. “A Secretaria de Obras iniciou a limpeza dos prédios públicos. A Saúde está no trabalho casa a casa e bloqueando os bairros com casos suspeitos. Temos que nebulizar, aplicar inseticida e checar os quintais nos bairros com maior incidência. É aí que mora o perigo: estamos com alta recusa dos moradores, impedindo a entrada dos agentes de saúde”, preocupa-se a secretária da pasta, Maria Angélica Dias.

A preocupação é sentida por toda a equipe da Saúde. “O mais crítico é ver bairros populosos e sem histórico de recusas proibindo a entrada dos agentes, como na Cohab I e II. A nebulização não deixa odor e impedirá a doença em centenas de pessoas. Zika, Dengue, Chikungunya e Febre Amarela são doenças graves e podem matar. Agora é o momento de abrir as portas e deixar a saúde entrar. Não há outra maneira de evitar uma epidemia”.

Em Jaboticabal, 70% dos criadouros estão dentro das residências. O grande vilão continua sendo os potes de animais de estimação [cães, gatos e aves], pingadeiras de plantas, calhas, materiais reciclados e reservatórios de água na geladeira e no ar-condicionado. “É hora do poder publico e da sociedade assumirem suas responsabilidades e trabalharem em conjunto. Se cada família investir 10 minutos buscando criadouros e eliminá-los, e o poder público cumprir seu papel, teremos total sucesso nesta ação”, enfatiza Angélica.

Mais ações – A exemplo do trabalho casa a casa, as ações de conscientização nas escolas municipais seguem o ano todo. Para intensificar o trabalho, a Prefeitura realiza um grande mutirão de limpeza no distrito de Lusitânia na próxima sexta-feira (10), a partir das 8h. No sábado (11), haverá o “Todos Contra a Dengue” no Jardim Santa Luzia, a partir das 08h, em visitas domiciliares com agentes especializados.