Funcionário do Saaej recebe prêmio Lucio Costa, em Brasília

09/11/2017 - 14:59h

Cerimônia coroou entidades e personalidades por serviços prestados em mobilidade, saneamento e habitação

O chefe de gabinete do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal (SAAEJ), Aparecido Hojaij, participou, na terça-feira (07), do Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação 2017, realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. A premiação coroou os serviços prestados pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), a qual é presidente. O trabalho técnico realizado nacionalmente é importante para o amadurecimento do setor em Jaboticabal.

Para Hojaij, a condecoração tem bastante peso e representa a aprovação de um trabalho dedicado em busca de um saneamento público de qualidade. “O que nos enche de orgulho é saber que de várias entidades que se dedicam à construção do saneamento, a Assemae foi escolhida para receber esse prêmio que é, para nós, uma grande honra e nos deixa felizes por tudo isso”, destacou Hojaij.

A cerimônia acontece anualmente e é idealizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) para premiar entidades ou pessoas jurídicas e personalidades que foram destaque realizando ações, programas, atividade ou trabalho nas respectivas áreas, impactando na vida das metrópoles brasileiras.

Segundo o chefe de gabinete do Saaej, embora a premiação seja destinada à associação, Jaboticabal também pode comemorar. “Esse prêmio também é do Saaej, porque a autarquia é associada da Assemae. O Saaej foi fundador da associação há mais de 30 anos, tem o seu nome escrito na ata de fundação”, destaca.

Sobre Lucio Costa - Lucio Marçal Ferreira Ribeiro de Lima e Costa (1902-1998) é referência da arquitetura moderna brasileira. Seu mais notável projeto foi o que criou Brasília, a capital do país.

Reconhecendo sua importância, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados criou, em 2015, o prêmio concedido a três entidades e a três personalidades que desenvolvam trabalhos de alto nível para melhorar a vida dos cidadãos no que diz respeito à mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.

Categoria Personalidade:

• Abelardo de Oliveira Filho: professor de pós-graduação na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e assessor da diretoria técnica e planejamento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa)
  • Evaniza Lopes Rodrigues: coordenadora da União Nacional por Moradia Popular
  • Renato Casagrande: ex-governador do Estado do Espírito Santo

Categoria Entidade:

• Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae)
  • Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru)
  • União Nacional pela Moradia Popular