CIAF VI realiza ações educativas em comemoração ao Outubro Rosa e Novembro Azul

11/10/2017 - 13:04h

Os profissionais do Centro Integrado de Atendimento à Família Gino Bassi, da Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticabal, realizaram diversas ações de conscientização para o controle do câncer de mama e de próstata.

De acordo com a secretaria da pasta, Maria Angélica Dias, os especialistas realizaram exames de papanicolau, uma palestra sobre prevenção do câncer e explicaram sobre o autoexame de mama. “O Outubro Rosa nasceu na década de 90, com o objetivo de envolver a população e alertar sobre uma das doenças que mais matam no mundo. O mesmo ocorreu com o movimento Novembro Azul, que alerta sobre o tipo de câncer que mais atinge os homens. Em Jaboticabal, a conscientização acontece o ano todo, mas a enfatizamos ainda mais nestas épocas do ano”, diz.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos.

No Brasil, o Outubro Rosa é celebrado anualmente, período que é compartilhado informações sobre o câncer, a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Mais informações pelo telefone (16) 3203-6172.